Santo do dia – 11 de junho

São Barnabé


Era natural da ilha de Chipre. Como São Paulo Apóstolo, foi discípulo de Gamaliel: "José, a quem os apóstolos haviam dado o cognomede Barnabé, que quer dizer 'filho da consolação', era um levita originário de Chipre. Sendo proprietário de um campo, vendeu-o e trouxe o dinheiro, depositando-o aos pés dos apóstolos" (Atos dos Apóstolos 4,36-37).
Foi São Barnabé quem convenceu a comunidade de Jerusalém a receber o temível perseguidor dos cristãos, Paulo de Tarso, como discípulo, levando-o como colaborador seu à Antioquia. Barnabé e Paulo foram escolhidos para anunciar o Evangelho aos gentios ainda não convertidos à fé cristã. Paulo, Barnabé e João Marcos, seu primo, partiram, então, para Chipre, Perge, Antioquia da Pisídia e cidades da Licaônia. Barnabé participou do Concílio de Jerusalém. Desentendeu-se com Paulo e dele se separou, tomando rumo diferente.

Depois que se separou de Paulo não há mais notícias suas. Escritos apócrifos falam de uma viagem sua a Roma e do seu martírio acontecido próximo aos anos 70, em Salamina, pelas mãos dos judeus da diáspora, que o teriam apedrejado.


Fonte: católicos.org.br e canção nova

Inscreva-se em nosso canal e veja nossos vídeos