Santo do dia - 18 de Outubro

São Lucas

image 
Lucas Nasceu em Antioquia da Síria e Era médico de profissão. Foi convertido pelo apóstolo São Paulo, do qual se tornou companheiro de missão. Colaborador no apostolado,Paulo várias vezes demosntrou a alta consideração que tinha por Lucas, como portador de zelo e fidelidade no coração.
Tornou-se excepcional para a vida da Igreja por ter sido dócil ao Espírito Santo, que o capacitou para escrever o Evangelho segundo Lucas e na primeira história da Igreja, conhecida como Atos dos Apóstolos.
No Evangelho escrito por Lucas , encontramos o Cristo que se revela a todos e chama Zaqueu, Maria Madalena, garante o Céu para o "bom" ladrão e conta as lindas parábolas do filho pródigo, do pai misericordioso e do bom samaritano.
Nos Atos dos Apóstolos deparamos com a ascensão do Cristo, que promete o batismo no Espírito Santo, fato que se cumpre no dia de Pentecostes, e é inaugurada a Igreja, que desde então vem evangelizando com coragem, ousadia e amor incansável todos os povos.
O historiador São Jerônimo afirma que Lucas viveu a missão até a idade de 84 anos, terminando sua vida com o martírio. Por isso, no hino das Laudes rezamos: "Cantamos hoje, Lucas, teu martírio, teu sangue derramado por Jesus, os dois livros que trazes nos teus braços e o teu halo de luz".

Fonte: Canção Nova

Inscreva-se em nosso canal e veja nossos vídeos