Santo do Dia - 13 de Dezembro

 Santa Luzia

Santa Luzia nasceu em Siracusa (Itália) no fim do śeculo III. Conta-se que pertencia a uma rica família que pdoe dar a ela uma excelente formação. Sempre foi encaminhada nos ensinamentos cristãos tanto que fez votos de  viver a virgindade perpétua. 
O Pai de Luzia veio a falecer e sua mãe a queria casada, tinham destinado a ela um jovem de distinta família, porém, pagão. 
 

A mãe de Luzia se encontrava gravemente enferma e propôs à mãe que fossem em romaria ao túmulo da mártir Santa Águeda, em Catânia, e que se ela fosse curada da doença  seria a confirmação de que o casamento era um erro. Milagrosamente a mãe foi curada.
Luzia vendeu tudo, deu aos pobres, e logo foi acusada pelo jovem que a queria como esposa. Não querendo compactuar com os hábitos  não cristãos ela precisou enfrentar persiguidores. Quis o prefeito da cidade, Pascásio, levar à desonra a virgem cristã, mas não houve força humana que a pudesse arrastar. Firme como um monte de granito, várias juntas de bois não foram capazes de a levar (Santa Luzia é muitas vezes representada com os sobreditos bois). As chamas do fogo também se mostravam impotentes diante dela, até que por fim a espada acabou com vida tão preciosa. A decapitação de Santa Luzia se deu no ano de 303.

A História conta que antes de sua morte ela teria tido seus olhos arancados. Santa Luzia é reconhecida pela vida que levou Jesus - Luz do Mundo - até as últimas consequências, pois assim testemunhou diante dos acusadores: "Adoro a um só Deus verdadeiro, e a Ele prometi amor e fidelidade". 


Santa Odila
Nasceu na França e viveu no século VII. Foi rejeitada pelo prórpio pai pois nasceu cega. Foi criada por uma ama de confiança de sua mãe.  Aos 12 anos foi levada a um mosteiro  para ser batizada. No ato  batismo ela passou a enxergar. Alguns anos depois, voltou a casa de seus pais. Temendo que o pai a obrigasse a casar, fugiu disfarçada de mendiga. Entretanto, sob juramento, o pai prometeu-lhe deixá-la livre. Retornou pela segunda vez à casa de sua família. Recebeu do pai um castelo nas montanhas de Hohenburg, o qual foi transformado num grande mosteiro. Mandou construir ao pé da montanha um hospital para pobres e leprosos. Em 700 fundou ao lado do hospital um outro mosteiro - Mosteiro de Baixo. Faleceu em 720. É invocada em problemas de visão.


Fonte: Católico.org.br

Inscreva-se em nosso canal e veja nossos vídeos